quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ORÓS. 3 vezes entre melhores prefeitos do Ceará perde Selo Unicef.

Foi publicada nesse final de novembro a lista dos municípios certificados com o Selo Unicef edição 213-2016, um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançaram na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. No Ceará se inscreveram 161 dos 184 municípios, destes apenas 82 conquistaram o certificado Selo Unicef Município Aprovado. Orós ficou de fora.

O Selo Unicef surgiu no Ceará em 1999, desde então Orós ganhou duas vezes o certificado de Município Aprovado: Edição 2000 e edição 2009-2012, gestões do ex-prefeito Dr. Leimar e da ex-prefeita Fátima Bezerra, respectivamente.

A reprovação do Município de Orós no Selo Unicef não podia ser diferente, desde 2013 as políticas públicas, principalmente nas áreas da educação, são bastante deficientes. Durante esses quatro anos a falta de transporte escolar tem sido alarmante, centenas de alunos da zona rural ficaram habitualmente semanas fora das escolas, as professoras se sentem pressionadas a colocarem presença nos faltosos para que os pais não percam o Bolsa Família. Na alfabetização Orós ficou com a sétima pior colocação do Ceará segundo o SPAECE-Alfa 2015.

Segundo o Índice Firjan publicado no segundo semestre de 2016, Orós tem a pior gestão fiscal dos últimos 10 anos. De 2013 a 2015 Orós teve uma queda drástica nos investimentos, com o pior desempenho da década. A área do esporte também definhou nesse quadriênio, as quadras esportivas há anos estão com obras paradas e outras em péssimas condições, limitando as opções de lazer dos jovens. A equipe de Handebol chegou duas vezes à semifinal do campeonato cearense, mas não pôde participar por falta de transporte e apoio da prefeitura, entre outros problemas.

Em meio a todos esses dados negativos da gestão 2013-2016 apresentados por Ongs e Órgãos Estaduais, uma contradição surge: Orós ganhou por 3 anos consecutivos o prêmio Melhores Prefeitos do Ceará, entretanto, mesmo ficando entre as 19 melhores gestões do Ceará em 2015/2016, Orós não conseguiu se quer ficar entre os 82 municípios cearenses certificados pelo Selo Unicef Município Aprovado. Na imagem abaixo propaganda do prefeito oroense entre os melhores gestores de Orós.


O gráfico apresentado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF 2016 representa bem o contraste dos desempenhos das duas gestões passadas com a gestão atual:
Na edição 2009-2012 do Selo Unicef o município de Orós além de conquistar o certificado Município Aprovado, ficou entre os 20 municípios que mais evoluíram em 10 dos 32 indicadores do Projeto Selo UNICEF e por isso foi premiado com 3 carros. Imagem abaixo.


Esperamos que nossa cidade possa voltar a crescer, melhorando a gestão fiscal, contribuindo para o desenvolvimento do comércio local e prestando os serviços públicos com qualidade em Orós, devolvendo o lazer e melhor qualidade de vida para todos os oroenses.

Fonte: FIRJAN e Selo UNICEF - Confira a lista completa AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário