terça-feira, 6 de dezembro de 2016

VEREADORES: Justiça suspende salários em Juazeiro do Norte.


O aumento salarial dos vereadores, prefeitos e dos secretários de Juazeiro do Norte foi suspenso por meio de decisão do juiz de Direito Renato Belo Vianna Velloso, que concedeu a tutela provisória de urgência antecipada requerida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). 


O reajuste de até 42,25% foi aprovado em regime de urgência no ida 27 de outubro deste ano e sancionado em 8 de novembro. O projeto que previa o aumento dos políticos começou a tramitar logo após as Eleições Municipais de 2016. 

De acordo com Renato Velloso, o fato dos vereadores terem legislado em benefício próprio é um dos principais agravantes. “Esta situação, por si só, sinaliza violação aos princípios da moralidade e impessoalidade, posto que membros do legislativo diretamente interessados nos projetos atuaram diretamente na aprovação das leis, inclusive subscrevendo pareceres de comissões”, cita o magistrado em sua decisão. 

ORÓS


Analisando os aumentos dos vereadores em Orós encontrei algumas irregularidades. Na tentativa fracassada de reverter os reajustes abusivos fui à tribuna da Câmara Municipal relatar em Plenário as seguintes ilegalidades: 1) Aumento inconstitucional concedido em 2015, para a mesma legistura, legislando os vereadores em causa própria; 2) Aumento em desobediência à Lei Orgânica Municipal para a legislatura 2017 ocorrido 4 dias antes das eleições, enquanto a Lei determina que seja 30 dias anteriores ao pleito. Caso o leitor queira conhecer com mais detalhe as irregularidades mencionadas, poderá encontrar na matéria "Orós. Irregularidades podem anular salários dos vereadores" postada por mim em treze de novembro.

A denúncia das irregularidades citadas foi entregue e protocolada no Ministério Público da Comarca de Orós, assinada por mim e por outros colegas cidadãos inconformados com tais aumentos salariais, que não divulgo os nomes porque não pedi autorização durante a postagem dessa matéria. Também fiz denúncia ao Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará - TCM/CE. Aguardamos agora as providências que serão tomadas pela justiça.

Leimson Riverio

Fonte matéria Juazeiro do Norte: Jornal Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário