quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DESCAMINHO DA ESCOLA - EM ORÓS PAIS E ALUNOS SOFREM COM FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR.



No município de Orós, alunos da região de Caraúbas, São Caetano, São José e Calado estão a mais de 15 dias consecutivos sem aula por falta de transporte escolar. Alguns poucos estudantes se arriscam virem para as escolas de motocicletas, enquanto a maioria vivem o infortúnio de perder mais um dia de estudos. Ao todo cerca de 40 alunos estão sendo prejudicados.

Pais de alunos reclamam da gravidade dos riscos a que os alunos estão expostos: "Já vamos para três semanas sem ônibus, tem alguns alunos que estão indo de moto, mas o problema é que ontem à tarde dois alunos foram roubados na estrada" - disse um pai. "Deixei outro dia meu filho ir de moto, os estudos é a maior herança que os pais podem deixar pra seus filhos, mas depois dos assaltos fiquei com medo, não vou deixar mais ele ir" - relatou outro pai de um dos estudantes.

Professores da rede municipal da educação básica também reclamam de que são pressionados para colocarem presença nos alunos ausentes e dizem que se tornou comum nos últimos quatro anos alunos da zona rural faltarem aulas: "Ás vezes ficamos comovidos com a situação e colocamos presença, muitas vezes os alunos vêm de famílias cujas rendas são complementadas pelo Bolsa Família e se colocarmos falta eles irão perder o benefício, mas isso está ficando insustentável, alunos de diversas regiões passam de semanas sem aula. Houve situações ano passado que alunos perderam um mês inteiro de aula, como o aluno vai aprender nessa situação?" - denunciou uma professora que não quis se identificar com medo de represálias. 

A educação está elencada como um dos três serviços essenciais à comunidade. É intolerável que nos dias atuais um município com arrecadação anual superior a 40 milhões de reais não consiga fornecer uma rede de transporte escolar que garanta o acesso regular das crianças às escolas. É preciso uma apuração forte do problema e uma cobrança implacável da população, principalmente por parte dos nossos vereadores, cujas atribuições é fiscalizar e denunciar os maus serviços da Administração, como repito exaustivamente que vereador não é só para dar ajuda, mas cobrar todos os dias a boa execução dos serviços da prefeitura prestados à população.

2 comentários:

  1. Isso é um descaso. Verdadeiro descaso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Paulino. O pior que essa situação se repete em todo o município de Orós. Repetidamente, em regiões diversas, escuto alunos e professores reclamando da ausência dos alunos porque não há transporte que os levem à escola.

    ResponderExcluir