quinta-feira, 14 de junho de 2018

Votar branco/nulo ou deixar de votar, vai eleger Bolsonaro.

"Voto no Lula, mas se ele não for candidato vou votar branco/nulo ou deixar de votar."


De acordo com as últimas pesquisas, candidatos com esse perfil gira em torno de 30%, ou seja, superior ao número de eleitores dispostos a votar no primeiro lugar das pesquisas, Jair Bolsonaro, que detém a preferência de aproximadamente 20% dos eleitores, aumentando consideravelmente suas chances de chegar à Presidência da República.

Isso parece complicado para você? Calma! Deixa que eu te explico.

VOTO BRANCO E NULO

Com a Constituição de 1988, o voto branco, assim como o nulo, deixou de ser conderado voto válido (aquele usado pela justiça eleitoral para apurar quem foi eleito). Dessa forma, mesmo que mais da metade dos eleitores votem branco, nulo, ou deixem de votar, a eleição não será anulada e o vencedor será aquele que tiver mais votos.

Por exemplo: O Brasil tem 144 milhões de eleitores, sendo que 94 milhões votaram branco, nulo e outros deixaram de votar. Votantes foram apenas 50 milhões, bem menos da metade. Ainda assim as eleições continuaram válidas e o candidato com maior número de votos dentre os 50 milhões seria o vencedor.

INTENÇÃO DE VOTO

As pesquisas mostram que quando Lula não é candidato, Bolsonaro aparece na frente com cerca de 20% dos eleitores, Marina com 15%, Ciro e Alkimim em torno dos 10%. Porém, o percentual de eleitores que declaram votar branco, nulo ou deixar de votar somam mais de 30%, ultrapassando e muito a porcentagem do primeiro lugar.

PERFIL DOS CANDIDATOS QUE VOTARIAM BRANCO, NULO OU DEIXARIAM DE VOTAR.

O Datafolha não pergunta apenas as intenções de votos em suas pesquisas, ele procura traçar um perfil dos eleitores. No levantamento de domingo (10/06) o instituto demonstra que nos cenários sem Lula, mais de 40% dos seus eleitores dizem não saber em quem votar, ou muitos, teoricamente em protesto, não votariam em ninguém. 

Quando o Datafolha perguntou aos eleitores de Lula, com ou sem partido, quem ele deveria apoiar na campanha, sem citar nomes, 14% responderam Marina Silva, da Rede. O segundo mais citado foi Jair Bolsonaro, com 9%. Ciro Gomes, do PDT, ficou apenas com terceiro posto.

Agora quando perguntado somente aos petistas, Marina é a mais lembrada com 22%. Ciro fica em segundo, com 11%. Já Bolsonaro cai bastante. Vídeos onde ele oferece capim aos petistas cooperaram para isso.

BOLSONARO SE BENEFICIA COM O VOTO BRANCO, NULO E ABSTENÇÕES.

Com voto branco/nulo ou deixando de votar, o grande vencedor é Bolsonaro. Talvez o petista que o rejeita como presidente e insiste em não votar caso Lula não concorra nas eleições, não percebeu que está dando a vitória no colo de seu algoz. 

Bolsonaro não consegue deslanchar nas pesquisas, é quase uma estagnação, entretanto, esses votos ainda o mantém em primeiro lugar e poderão levá-lo à vitória. O que evitaria isso era se esses mais de 30% dos eleitores votassem em outros candidatos, derrotando Bolsonaro no segundo turno ou eliminando-o ainda mesmo no primeiro turno. 

Deixar de votar é o pior dos protestos, é favorecer que candidatos ruins e despreparados tenham chances reais de conseguirem um cargo político, seja presidente, deputado estadual, federal ou senador. Portanto, VOTE, analise, investigue e escolha alguém que se aproxima do seu perfil para votar, caso contrário sua abstenção vai eleger quem você não gostaria de estar na presidência, congresso e assembleias legislativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário