sexta-feira, 8 de junho de 2018

Alunos ficam 1 mês sem aulas por falta de transporte escolar.

Em Orós, após ficarem mais de 1 mês sem aulas, alunos fazem manifesto em frente à prefeitura.


Estudantes da região do Distrito de Santarém reclamam que não frequentam a escola há mais de 1 mês por falta de ônibus escolar. Indignados com a situação, gravaram um vídeo dizendo que "o Brasil que a gente quer é um prefeito que tenha mais responsabilidade com a Educação". O vídeo viralizou e foi fortemente compartilhado nas redes sociais.

Como moram muito distantes da sede do município, os alunos, que são do Ensino Médio, dependem do transporte escolar para irem à escola. O motivo da falta de ônibus é que este encontra-se sem para brisas. 

O Blog do Leimson tentou contactar alguns alunos, mas ainda não conseguiu retorno até o fechamento dessa matéria. Segundo informações, a Secretaria de Educação disse que tentaria resolver o problema. Sem dá muitos detalhes, disse ainda que o município não tem recursos no momento para concertar o ônibus.

FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR É ROTINA EM ORÓS

O Blog do Leimson já denunciou várias vezes a precariedade do sistema do transporte escolar na cidade. Em 2016, pouco tempo antes da campanha eleitoral para prefeito, foi denunciado que alunos da região do Sítio Boa Vista estavam há mais de 45 dias sem aulas.

Outro caso semelhante foi dos alunos da região do Sítio São José, matriculados na Escola de Ensino Médio Epitácio Pessoa. Sem transportes perderam 15 dias de aula. Aqueles que possuíam motocicletas vinham para a escola pagando combustível do próprio bolso, quem não tinha ficava sem aulas. Em determinado dia tais alunos foram roubados no trajeto de casa à instituição de ensino. Confira o caso aqui.

SEM ESTRUTURA

Diversos alunos ficam constantemente sem aulas em Orós por falta de transporte escolar. Houve situação em dois sítios próximos aos distritos de Guassussê e Palestina que o ônibus quando pegava os alunos de uma localidade, deixava os de outra sem aula. No dia seguinte revezava, aqueles que assistiram aulas no dia anterior eram deixados e os outros eram levados à escola.

Com tantos relatos o Governo de Orós, sob a administração do prefeito Simão Pedro, divulgou várias propagandas dizendo que havia investido na manutenção dos ônibus, mas em abril de 2017 o Blog do Leimson mostrou que após uma fiscalização estadual nos transportes escolares ocorrida em mais de 100 municípios cearenses, Orós teve todos os veículos reprovados. O assunto foi destaque do Jornal O Povo. Você pode ler a matéria do Blog aqui.

A situação da Educação em Orós é muito ruim. Frota dos transportes escolares inteiramente precária, servidores com constantes atrasos de pagamento, fornecimento de merenda escolar irregular, escolas sem oferecerem condições adequadas para os professores recuperarem seus alunos. No papel, índices que colocam Orós entre os melhores desempenhos educacionais no Ceará. Na vida real, salas de aulas com professores se desdobrando, repletas de alunos aprovados automaticamente que mal sabem ler e escrever. 

Aqueles que com muito esforço conseguem chegar no ensino médio, que saem de casa cedo e chegam em seus lares no horário em que muitas famílias já têm jantado. Aqueles estudantes não conformados com a vida difícil e sonham com o futuro melhor, são impedidos de terem um bom desempenho escolar porque o município os deixam 1 mês inteiro sem aula, por falta de transporte. Falta recurso a Administração diz, mas muitos festejam orgulhosos o asfaltamento de pedaços de ruas e reformas intermináveis de praças vazias. 

Parabéns jovens alunos, vocês nos deram uma grande lição de cidadania, democracia e valorização da educação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário