sexta-feira, 21 de abril de 2017

EDUCAÇÃO. Orós teve todos os veículos escolares reprovados em fiscalização estadual.

Uma matéria do jornal O Povo (clique) revelou aquilo que os estudantes oroenses vivenciam diariamente no caminho de casa para escola e da escola para casa: a irregular e precária oferta dos transportes escolares. Após fiscalização dos transportes escolares em 100 municípios do Ceará, Orós teve todos os veículos reprovados.

Nos últimos 4 anos esse foi um tema bastante debatido. Eu mesmo, no meu próprio perfil do facebook e também no período da campanha ano passado, revelei a situação precária do transporte escolar em nossa cidade, principalmente aqueles responsáveis pelo traslado dos alunos da zona rural.

Alunos chegaram a ficar 1 (um) mês inteiro sem aula, repetidas vezes, por falta de transporte. Havia localidades em que os pais se queixavam de os ônibus pegarem os alunos dia sim, dia não. Professores passaram os últimos 4 anos reclamando dessa situação, pois devidos as constantes ausências dos alunos, o aprendizado se tornava ainda mais deficiente. Os professores eram orientados a colocar presença nos alunos faltosos por problema nos ônibus escolares, camuflando a situação danosa, mas quando saiu os resultados educacionais Orós teve a sétima pior nota em alfabetização do Estado do Ceará.

Esses problemas ainda continuam. Alunos da região do Sítio São José e que estudam na escola estadual Epitácio Pessoa, encontram problemas para chegarem à escola, alguns vêem por conta própria se quiserem continuar estudando. 

Na tentativa de amenizar os problemas, o Governo Municipal de Orós fazia propagandas na sua página oficial do facebook relatando que as manutenções dos veículos escolares estavam sendo feitas, as propagandas eram massivamente compartilhadas pela militância do prefeito que ainda dizia que as denúncias não passavam de politicagem e que tudo estava bem com o traslado dos alunos.


Na propaganda acima da página oficial do Governo Municipal de Orós, diz: O Governo Municipal de Orós está realizando a manutenção da frota escolar para o início do ano letivo 2017. Todos os veículos passarão por revisão, que envolve a parte elétrica, troca de pneus, suspensão, freios, entre outros. No mês de janeiro, aproveitando o período de férias escolares, foram iniciados os trabalhos de manutenção dos ônibus do transporte escolar, cujo objetivo é manter todos os veículos em boas condições de uso. A administração preza pelo compromisso de transportar os alunos com segurança, garantindo mais tranquilidade aos alunos e aos pais.

Contudo, uma fiscalização a nível estadual e dessa vez publicada pelo jornal O POVO, revelou que Orós teve TODOS os seus veículos de transporte escolar REPROVADOS pelo Detran/CE. Que o cidadão oroense possa se desvincular mais da paixão a candidatos e passar a lutar por melhorias nas prestações dos serviços públicos essenciais, afinal, é o dinheiro de todos e a vida de muitos que está em jogo. 

Sinceramente gostaria de ouvir o que os vereadores da bancada do prefeito têm a dizer sobre o assunto. Como já publiquei em outra matéria aqui no blog, um desses vereadores falou em alto tom no plenário que não entende porque as pessoas em Orós reclamam tanto, pois o prefeito está deixando a cidade mais bonita e mesmo assim as pessoas ainda reclamam. 

No dia 17 de abril passado o vereador Nelço do Sindicato enviou ofício à Secretaria de Educação Municipal cobrando informações acerca das vistorias realizadas pelo Detran. Possa ser que a Secretaria de Educação responda ao vereador, já que a mim eles dizem que o prefeito não deve satisfação nenhuma. Se não devem satisfação também nem ao vereador, então Orós deixou de ser democracia e passou a ser... deixa pra lá!


Municípios que tiveram TODOS os veículos REPROVADOS
(clique na imagem para ampliar)



Nenhum comentário:

Postar um comentário